Muitos dos nomes que hoje em dia são dados a meninas, em Portugal, são inspirados nos nomes das rainhas portuguesas que tivemos (ou nas mulheres que foram casadas com os nossos reis) e são autênticos clássicos, como Maria, Leonor ou Catarina.
No entanto, outros foram aparecendo como tendência como Constança, Teresa ou Amélia e há ainda alguns que foram completamente esquecidos com o passar do tempo como Urraca.
Constança: em homenagem a Constança de Castela, significa constante e perseverante.
Teresa: em homenagem a Teresa de Leão, mãe do rei D. Afonso Henriques. Ela é lembrada pela sua inteligência e coragem e foi uma grande incentivadora da independência de Portugal.
Catarina: em homenagem a Catarina de Bragança que foi uma importante figura na história de Portugal, tendo sido responsável por levar chá para Inglaterra.
Amélia: em homenagem a Amélia de Orleães, que foi a última rainha de Portugal antes da proclamação da República. Ela foi uma figura popular e carismática, lembrada pelo seu envolvimento em causas sociais.
Maria: em homenagem a várias rainhas portuguesas, incluindo Maria I e Maria II. Ambas tiveram reinados conturbados, mas são lembradas como defensoras dos interesses de Portugal e da monarquia.
Luísa: em homenagem a Luísa de Gusmão que foi a grande conselheira de João IV, com quem foi casada. Luísa de Gusmão foi uma rainha muito popular e respeitada em Portugal.
Isabel: em homenagem a Isabel de Avis, uma das rainhas mais icónicas da história de Portugal, pois promoveu o desenvolvimento cultural do nosso país.
Se tivessem de escolher um nome para uma filha, qual destes nomes de rainhas portuguesas escolheriam?